domingo, 17 de julho de 2011

Coisas Frágeis Vol. 1

Eu, louca por promoções, abri meu email e tinha um e-mail do Submarino completamente tentador com frete e preços ao meu ver tentadores e foi onde eu vi as duas edições de Coisas Fágeis do Neil Gaiman por 19,90. Não resisti e comprei.
Primeiramente, eu conheço o trabalho do Neil Gaiman por ter comprado alguns quadrinhos do Sandman e também por O Mistério da Estrela (filme e livro) então eu já sabia o que esperar.
Os dois volumes de Coisas Frágeis são uma coleção de contos que foram (alguns) publicados em revistas, ou diferente livros.

volume 1
"Afinal existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também."

No primeiro livro são 9 contos:
Um Estudo em Esmeralda
A Vez de Outubro
Lembranças e Tesouros
Os Fatos no Caso da Partida da Senhora Finch
O Problema de Susan
Golias
Como Conversar com Garotas em Festas
O Pássaro-do-Sol
O Monarca do Vale

O que mais me atraiu no livro foi que antes de todos os contos tem uma introdução em que Neil Gaiman explica conto por conto, quando, onde e porque ele os escreveu, o que na minha opinião os deixam muito mais interessantes. Alguns tem uma história sem graça por trás e são fabolusos, outros a circusntância em que foram escritos são extraordinárias, mas o conto em si não agrada muito.
O meu conto favorito é absolutamente A Vez de Outubro, no qual Gaiman dedicou a Ray Bradbury. E conta a história de dois meninos, um vivo e um não, que ficam amigos. Esse conto foi como um treino para o livro 'The Graveyard Book' que ele estava escrevendo.
O menos favorito é Os Fatos no Caso da Partida da Senhora Finch que apesar de misterioso parece incompleto.
O que mais me chamou atenção foi o O Problema de Susan. Quem já leu Crônicas de Nárnia conhece bem os irmãos Peter, Susan, Edmund e Lucy. Eu não quero fazer um spoiler massivo aqui, mas digamos que a Susan é a única que não tem um fim explicado, então ninguém sabe bem o que aconteceu com ela depois de Crônicas de Nárnia, nesse conto Gaiman conta a versão sombria dele.

Leitura mais que recomendada.

Começo a ler o Volume 2 amanhã.